WordPress

Inscreva-se em nosso canal no Youtube Daviwp

Inserindo resumo em uma página WordPress sem plugin

16/04/2011 WordPress (0) comentário

Se você tem um site em WordPress, já deve ter precisado inserir o metabox “Resumo” no tipo de post “Página”. Antes, esse problema só era solucionado utilizando plugins ou inserindo manualmente um metabox. Mas, na versão 3.0, o WordPress traz uma variedade de novas funções, como add_post_type_support() e remove_post_type_support().

Funcionalidades

  1. add_post_type_support( $post_type, $feature ) – Adiciona uma funcionalidade a determinado tipo de post. O parâmetro $post_type permite a você especificar qual tipo de post irá ser afetado. Esse tipo não se limita a páginas, você pode utilizar qualquer tipo de post válido, como um já registrado por register_post_type por exemplo.
  2. remove_post_type_support( $post_type, $feature ) – Funciona exatamente como a função add_post_type_support(), com a diferença de que, ao invés de adicionar uma funcionalidade, ele retira esta funcionalidade.

Adicionando  o metabox “Resumo” (excerpt) à páginas

Veja como é simples habilitar o “Resumo” (the excerpt) na página (page).

Adicione em seu functions.php a seguinte linha:

add_post_type_support('page','excerpt');

O código é bastante intuitivo, mas vamos para a curta explicação, de todo modo: no primeiro parâmetro, dizemos para inserir esta funcionalidade no tipo de post “page”, e, no segundo, dizemos qual é esta funcionalidade – no nosso caso, é o “excerp” (resumo).

Pronto, inserimos o resumo à página.

Vamos ver um outro exemplo. Você já deve ter notado que, em posts, não existe o metabox “Atributos de páginas”, o qual só existe em páginas. Pois bem, vamos mudar isso:

add_post_type_support('post','page-attributes');

E…. Tadah! Agora você pode especificar a ordem do seus posts!
Removendo metaboxes dos posts

Vai chegar um momento em que você não vai precisar de todas aquelas caixas em seu post, e não vai querer confundir o usuário com tantas funcionalidades. Portanto, se o seu metabox “Campos personalizados” está confundido seu usuário, vamos tirá-lo:

add_action('init', 'my_init');
function my_init(){
remove_post_type_support('post', 'custom-fields');
}

É importante notar que, ao contrário do add_post_type_support(), que não precisa estar em uma action, o remove_post_type_support() tem que estar!

Por serem funções muito recentes, ainda não existe uma documentação oficial no codex do WordPress. Fiz esse tutorial lendo os changelogs da versão 3.0 do WP e entendendo a função, e aproveitando para explicar aqui para vocês, espero que seja útil!

Antes de finalizar, deixarei aqui todos os valores aceitos no segundo parâmetro ($feature):

'title', 'editor', 'comments', 'revisions', 'trackbacks', 'author',  'excerpt', 'page-attributes', 'thumbnail', e 'custom-fields'

Bom, é isso. Até a próxima.

daviwp

Meu nome é Davi Alves desenvolvedor web e WordPress developer, residente de Belo Horizonte, sou um dos organizadores do WordCamp evento oficial do WordPress em BH e co-fundador do Belo Horizonte WordPress Group juntamente com o fundador Mateus Neves, sou articulista de alguns sites, e fundador do daviwp.com, aqui compartilho conhecimentos para toda galera aficionada em WordPress.