WordPress

Inscreva-se em nosso canal no Youtube Daviwp

O que há de novo no WordPress 3.6

31/05/2013 WordPress (2) comentários

Com o WordPress 3.6 na sua versão Beta 3 e com lançamento muito próximo, é altura de saber o que iremos encontrar de novo nesta nova versão, que inclui diversas opções interessantes como formatos de posts, o novo template twentythirteen, e uma série de outras novidades que fazem do WordPress um trabalho em contínuo desenvolvimento e evolução. Se o WordPress já era bom, melhor ainda vai ficar.

Esta nova versão está praticamente na recta final dos testes e deverá ser lançada ao mercado nas próximas semanas. Com algumas novidades bem interessantes, mas sem mexer em demasia na estrutura e design atuais, o WordPress 3.6 será uma atualização bem interessante que dá continuidade à evolução do WordPress enquanto plataforma de criação de sites, blogs, lojas de e-commerce e muito mais, naquele que é o melhor CMS do mercado!

FORMATO DE POSTS

Os formatos de posts foram introduzidos no WordPress 3.5 e desde então podem ser utilizados de uma forma bastante simples e prática, como se pode ver na imagem em baixo:

 

Embora estes formatos de posts tenham sido implementados na versão 3.5 do WordPress, eles não foram desenhados da forma mais eficiente, pelo que na nova versão 3.6 o editor de posts sofreu uma mudança radical para dar um maior ênfase a esta opção. Os formatos de posts passam a estar no topo do editor de artigos, sendo possível criar diferentes tipos de posts de uma forma extremamente simples.

Agora, dependendo do tipo de formato de post que você seleccionar, serão apresentadas opções diferentes para trabalhar esse mesmo post. Se você seleccionar por exemplo o formato de posts Imagens, irá aparecer de imediato o uploader de mídia do WordPress para que você possa colocar imagens no post.

 

Da mesma forma, que se escolher o formato de posts Link irão aparecer os respectivos campos para adicionar links ao post:

AUTO SAVE MELHORADO

A nova versão 3.6 do WordPress inclui também alguns melhoramentos notáveis na opção de Auto Save dos artigos. O que acontecia frequentemente aos blogueiros que usam o sistema é que ao expirar o cookie de sessão, o WordPress exigia que fosse realizado novamente o login, e o conteúdo escrito até aquela altura era automaticamente perdido. Para resolver esse problema, o WordPress 3.6 passa a gravar o conteúdo dos posts automaticamente de 15 em 15 segundos, e agora quando a sessão expira, ele mostra a caixa de login flutuante diretamente no editor do post, evitando que se perca a informação escrita até então.

BLOQUEAR POSTS

A pensar nos blogs com múltiplos autores, o WordPress 3.6 inclui uma nova opção de Post Locking que basicamente serve para trancar um post e impedir que outros autores editem ou modifiquem um determinado artigo que você estava fazendo.

Caso um outro autor decisa editar esse artigo que está trancado, será apresentada uma mensagem que indica que se você editar esse artigo, o outro autor passa a não ter a possibilidade de continuar a editar esse conteúdo. Este alerta é extremamente interessante para evitar a edição irregular de artigos que não lhe competem!

Caso você decida que quer realmente editar esse artigo, o autor que até então estava editando esse post, ficará impossibilitado de o voltar a edit, sendo alertado com a seguinte mensagem de aviso:

NOVO TEMPLATE TWENTYTHIRTEEN

Com a chegada do novo WordPress 3.6, o pacote de boas-vindas do WordPress sofre também alterações, com a introdução do novo Template TwentyThirteen que representa 2013 e que se junta aos já populares temas TweentyEleven e TwentyTwelve que já fazem parte do padrão WordPress.

Este novo template TwentyThirteen faz uso de um layout responsivo, adaptável às diferentes resoluções de tela. O tema em si utiliza também outras fontes e um estilo mais moderno, que o torna numa verdadeira opção a ter em consideração na hora de criar um blog, especialmente para usuários menos avançados.

GESTOR DE REVISÕES

O gestor de revisões de posts do WordPress também foi ligeiramente atualizado. A partir de agora será possível ver um gravatar do autor que realizou as várias edições do artigo, e recuperar revisões mais antigas torna-se bastante mais simples nesta nova versão do WordPress 3.6.

A juntar a isso, a forma como se vê a revisão dos posts e a comparação existente entre a versão mais antiga e a nova versão também mudou imenso de visual, tornando mais fácil de compreender quais as diferenças entre ambas as revisões do mesmo artigo.

MENUS

A opção de criação de menus também foi ligeiramente alterada, oferecendo agora dois separadores individualizados, sendo que um serve para editar os Menus correspondentes, e o outro as localizações desses mesmos menus no layout do site.

E basicamente são estas as grandes novidades no WordPress 3.6, que tornam o sistema ainda mais simples de usar e com um interface cada vez mais simplório e onde a realização das ações se torna extremamente rápida e eficaz. Estas novidades vêm ajudar e muito os criadores de conteúdo e simplificar todos os processos de criação e edição de conteúdo em particular! Esperamos que tenha gostado das novidades e agora resta aguardar pelo tão desejado lançamento!

Até Já!

Autor

 

daviwp

Meu nome é Davi Alves desenvolvedor web e WordPress developer, residente de Belo Horizonte, sou um dos organizadores do WordCamp evento oficial do WordPress em BH e co-fundador do Belo Horizonte WordPress Group juntamente com o fundador Mateus Neves, sou articulista de alguns sites, e fundador do daviwp.com, aqui compartilho conhecimentos para toda galera aficionada em WordPress.