WordPress

Inscreva-se em nosso canal no Youtube Daviwp

Starter Theme Root WordPress

19/06/2014 WordPress (1) comentário

Olá amigos quem foi no WordCamp BH ouviu falar no RootWP um framework do amigo Guilherme Mazetto, esse cara promete! Fiz alguns testes e fiquei de cara com os resultados,  para quem não sabe o Root é um projeto que tem como principal objetivo facilitar e agilizar o desenvolvimento de Temas WordPress. Programado com base na Plugin API, o projeto possui suas funcionalidades extendidas muito facilmente, tem suas próprias funções Pluggable, classes específicas para manipulação de Custom Post Types, Taxonomias, gerenciamento de Term Meta, páginas administrativas, personalização do Dashboard e muito mais.

Com o Root trabalhamos apenas o PHP e todas as saídas HTML são personalizáveis; desse modo o framework é facilmente utilizável em qualquer projeto pois não interfere na camada de apresentação, o front-end. Outra grande vantagem desse framework é que sua atualização não interfere no Tema em si, veja mais detalhes em Por onde começar.

Veja uma de suas funções, veja mais aqui

01 – Custom Posts Types

A manipulação dos tipos personalizados de posts ocorre mediante a utilização da classe CPT localizada no arquivo lib/cpt.php.

Custom Post Types
A inserção de um novo tipo de post ocorre através do método:

CPT::add( 'slide' );

Acima o tipo slide foi inserido dentro do Dashboard utilizando as definições padrão do WordPress. Para personalizar os rótulos do tipo de post, utilizamos o segundo parâmetro:

CPT::add( 'product', 'Produto' );

As nomenclaturas são geradas automaticamente. Em situações onde o plural se distingue da forma habitual (com simples acréscimo do ‘s’); é usada a seguinte definição:

CPT::add(
    'actor',
    array(
        'singular'  => 'Ator',
        'plural'    => 'Atores'
    )
);

Quanto as definições de recursos suportados, definição como tipo público ou não e demais características do tipo de post criado; estes são atribuídos em forma de um array no terceiro parâmetro:

CPT::add(
    'event',
    'Evento',
    array(
        'has_archive'   => true,
        'rewrite'       => array( 'slug' => 'eventos' )
    )
);

Reescrita dos Links permanentes

A reescrita de URL é atualizada uma vez apenas a cada versão do Tema, ou seja; de acordo com o valor da constante THEME_VERSION. Estabeleça no arquivo functions.php a definição de tal constante a fim de controlar mais facilmente esse comportamento do seu projeto.

De qualquer modo você ainda poderá acessar no Dashboard Configurações > Links Permanentes e clicar sobre o botão Salvar alterações a fim de realizar a atualização da reescrita manualmente.
Personalização do Dashboard

Com intuito de aprimorar a experiência do gerenciador de conteúdo é bem interessante exibir informações específicas nas listas de resultados dos tipos de posts. Cada projeto possui uma informação específica que pode ser muito útil se exibida durante a listagem daquele conteúdo. Veja por exemplo a exibição de uma coluna para exibir a Imagem Destacada dos posts:

CPT::add_cols(
    'post',
    array(
        array(
            'id'    => 'thumbnail',
            'label' => 'Miniatura'
        )
    )
);

As colunas podem receber valores ordenáveis. O exemplo mais prático desse recurso é a inserção da coluna Ordem para as páginas:

CPT::add_cols(
    'page',
    array(
        array(
            'id'    => 'order',
            'label' => 'Ordem',
            'order' => true
        )
    )
);

Além dessas informações (thumbnail e ordem de exibição) o Root está preparado para exibir e ordenar colunas com base nos meta dados, inseridos através das Metaboxes e seus Custom Fields. A fim de exibir uma coluna com um meta valor, determine como id da coluna o valor da chave meta_key. Se desejar ordenar a coluna, identifique a qual tipo de ordenação ela deve ser submetida; de textos string ou numérica numeric. Por padrão a ordenação é alfabética.

CPT::add_cols(
    'post',
    array(
        array(
            'id'    => 'price',
            'label' => 'Preço',
            'order' => true,
            'type' => 'numeric'
        )
    )
);

Saiba mais sobre o Root
Para baixar o Root clique aqui

daviwp

Meu nome é Davi Alves desenvolvedor web e WordPress developer, residente de Belo Horizonte, sou um dos organizadores do WordCamp evento oficial do WordPress em BH e co-fundador do Belo Horizonte WordPress Group juntamente com o fundador Mateus Neves, sou articulista de alguns sites, e fundador do daviwp.com, aqui compartilho conhecimentos para toda galera aficionada em WordPress.

  • daviwp

    Olá Mateus,

    Estou olhando o que aconteceu.
    Valeu!